Como manter uma boa qualidade de atendimento no consultório odontológico?

Consultório odontológico, como manter uma boa qualidade no atendimento

Em seu dia a dia, o que faz você optar por uma loja, restaurante ou outro tipo de estabelecimento e não por seus concorrentes? Com certeza é a qualidade no atendimento, afinal, todos nós gostamos de ser bem recepcionados, então, sempre daremos preferência para os lugares os quais somos bem tratados.

Por isso, se uma de suas metas é fidelizar os seus pacientes e, ao mesmo tempo, atrair outros, é fundamental que esteja ciente da importância de manter um atendimento de qualidade em seu consultório.

Isso envolve diversos aspectos que precisam estar em equilíbrio e harmonia para que os seus pacientes estejam satisfeitos com a forma que são tratados. Continue lendo este artigo para descobrir quais são os fatores importantes para bem atender o seu público.

O que influencia a qualidade no atendimento

Seu conhecimento e experiência em odontologia são importantíssimos para que seus pacientes se sintam satisfeitos com o atendimento no consultório odontológico. Porém, é importante lembrar que essa etapa não se resume ao momento da consulta, mas muito antes dela.

Os fatores que influenciam a qualidade no atendimento são distintos, mas, ao mesmo tempo, todos eles se conectam, porque compõem toda a estrutura do seu consultório.

A forma como os pacientes são atendidos ao telefone, os canais de comunicação, a gentileza das atendentes, a habilidade para resolver problemas e a organização, são alguns exemplos de fatores envolvidos no atendimento.

Note que tudo isso influencia na formação de opinião do seu paciente. Por essa razão é que dizemos que não basta você ser um profissional competente e habilidoso. Também é fundamental que exista uma organização na sua clínica, que haja uma boa infraestrutura e uma equipe capacitada e bem treinada.

Veja, a seguir, os principais fatores que precisam da sua atenção para que você consiga elevar os padrões de qualidade no atendimento que presta e fidelizar os pacientes.

Investimento em infraestrutura

Toda a infraestrutura da sua clínica precisa ser muito bem projetada e receber investimentos para que estejam à altura da qualidade no atendimento que você pretende alcançar. E aqui estamos falando tanto do prédio como de sua decoração, e ainda dos equipamentos utilizados.

É essencial que o local em que você trabalha seja muito bem apresentável, esteja muito bem organizado e tenha uma decoração agradável, para que possa passar uma boa impressão, confiança e segurança para os seus pacientes.

Ao mesmo tempo, é preciso ter bons equipamentos para desempenhar as suas atividades. Investir em máquinas modernas possibilita que a aplicação de métodos mais seguros e confortáveis para o seu paciente, além de rápidos para você.

Isso, ao mesmo tempo em que deixa o paciente satisfeito por suas habilidades e sua competência, assegura um maior número de atendimentos por dia para que possa aumentar o seu rendimento.

Organização e padronização dos processos de rotina

É fundamental que os processos de rotina em seu consultório sejam padronizados para que possam, também, estar muito bem organizados. Evitar os erros e confusões é muito importante para que não haja falhas no atendimento e nem mesmo problemas na gestão.

Para isso, você pode adotar softwares para clínicas odontológicas que vão ajudar a otimizar todos os processos, desde o agendamento de consultas passando pelo cadastro de pacientes, o controle financeiro, administrativo, do estoque e ainda muitos outros.

A tecnologia é essencial atualmente, porque também possibilita uma comunicação mais ágil entre você e sua equipe, com seus pacientes, fornecedores e parceiros. Por isso, tenha como meta também otimizar e automatizar tudo aquilo que for possível com o auxílio de softwares e recursos tecnológicos.

Treinamento da equipe

Não se esqueça de que você não trabalha sozinho, sendo assim, a qualidade no atendimento aos seus pacientes não deve ser apenas sua responsabilidade. Então, é essencial que você tenha uma equipe em que possa confiar.

Para isso, o seu pessoal precisa ser capacitado e ainda estar muito bem treinado para que possa dominar todos os processos de rotina da sua clínica. Essas pessoas precisam, cada uma, entender muito bem o seu trabalho, as suas tarefas, metas e objetivos, a fim de que não cometam erros.

Trabalhar como equipe é fundamental para que todos possam desempenhar muito bem o seu papel. Então, não se esqueça de manter a sua equipe treinada, sendo muito importante reuniões constantes e, ainda, que cada mudança realizada nos processos seja muito bem explicada para que o seu pessoal domine esse novo método.

Uma opção para extrair todo o potencial da sua equipe e alcançar melhores resultados com uma boa produtividade é que você mesmo faça treinamentos de liderança. Dessa forma, aprender a como fazer a gestão de pessoal de uma maneira eficiente, garantindo também a satisfação e comprometimento dos colaboradores com o sucesso da sua clínica.

Atendimento humanizado

Você se lembra que lá no começo do nosso artigo falamos a respeito de ser bem tratado nos lugares em que frequentamos? Pois bem, isso exemplifica um atendimento humanizado, o que é essencial para a área de odontologia.

Considere que o medo de dentista e a insegurança são muito presentes na grande maioria das pessoas que compõem o seu público. É por isso que a empatia é fundamental, tanto para você como para toda a sua equipe.

As pessoas que chegam ao seu consultório precisam perceber que são bem recepcionadas, bem-vindas e serão muito bem atendidas. Elas precisam sentir confiança e segurança, entender que os seus problemas importam e saber que vocês estão dispostos a ajudar a solucioná-los da melhor forma possível.

Por isso, o atendimento humanizado deve ser constante na rotina da sua clínica. Ele começa com a gentileza, a educação e a receptividade das atendentes, e precisa se estender durante a consulta com você, cumprindo muito bem o seu papel.

É preciso saber como conduzir as consultas para criar uma relação saudável com seu paciente. É imprescindível, ainda, ouvi-lo, instruí-lo, propor soluções que estejam de acordo com aquilo que ele espera. Dessa maneira, ele perceberá que tem com você e sua equipe todo o suporte que precisa, sendo assim, certamente será fidelizado.

Relatórios e feedbacks

Ainda que você acredite estar cumprindo tudo isso muito bem, para que tenha certeza de que está mantendo um bom padrão de qualidade no atendimento que presta é interessante criar relatórios e obter feedbacks, tanto da sua equipe quanto de seus pacientes.

Os relatórios ajudarão a observar se a forma como os processos estão sendo conduzidos — e a sua clínica está sendo gerida — está realmente de acordo com os resultados que você pretende obter. Eles possibilitam manter as estratégias ou adotar outras para que possa ter um melhor desempenho.

O feedback da sua equipe é fundamental porque o seu pessoal está em contato direto com alguns processos que, na maioria das vezes, você não controla diretamente. Eles podem ajudar a perceber falhas e, ao mesmo tempo, com sua opinião, é possível que perceber se eles estão satisfeitos com o trabalho e comprometidos com o sucesso da sua clínica.

As pesquisas de satisfação e ajudam a obter o feedback dos seus pacientes. Esteja bem preparado para ouvir opiniões negativas e críticas, ciente de que elas apontam falhas ou aspectos que podem ser melhorados. Com isso, você consegue elevar o seu padrão de qualidade com a meta de alcançar a satisfação total dessas pessoas.

Estar atento à qualidade no atendimento que sua equipe e você oferecem para os pacientes é fundamental para que a clínica construa uma boa imagem. E isso se reflete também na sua credibilidade como profissional, e ainda possibilita o crescimento como empresa, corroborando para a atração e fidelização do público.

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