Qual sistema possui o kit cirúrgico de implante mais prático?

Qual sistema de implante possui o kit cirúrgico de implante mais prático

Cirurgiões dentistas que realizam implantações utilizam, na sua rotina, o kit cirúrgico de implante para realizar esse tratamento nos seus pacientes. Por isso, o ideal é que tenham à sua disposição um material completo e de qualidade, e ao mesmo tempo prático e compacto.

Existem várias opções, e cada profissional opta pela marca que melhor lhe atende. No entanto, é interessante estudar os kits antes de fazer a escolha. Afinal, não é raro que eles sejam compostos por várias peças que nem sempre são usadas na rotina clínica.

Neste artigo falaremos sobre esse assunto, mostrando a importância de optar pelo kit ideal. Ao longo do texto, você vai conhecer também o kit Novo Colosso, da Emfils. Acompanhe!

Quais são as principais aplicações do kit cirúrgico dentro da implantodontia?

Para confeccionar o alvéolo artificial, o implantodontista precisa de um kit cirúrgico de implante que contenha as peças adequadas para isso. É fundamental ter um bom material para que a intervenção seja precisa, com uma perfuração no ângulo e na profundidade certos.

No entanto, o trabalho não se resume a isso, pois a confecção do alvéolo é a etapa inicial do implante. O kit também é usado para instalar o implante, o componente protético e a prótese. Para tanto, deve conter:

  • brocas cirúrgicas;
  • prolongador de broca;
  • chaves de instalação;
  • chave de catraca;
  • intermediários de instalação;
  • paralelômetro.

Algumas marcas oferecem mais peças e kits específicos para cada etapa, o que aumenta o número de itens a serem manuseados. No entanto, o Novo Colosso tem como um de seus diferenciais a aplicação cirúrgica e protética — ou seja, os mesmos instrumentos são utilizados nas etapas, sem precisar trocar de kit.

Por que alguns kits têm muitas peças e outros têm poucas?

Como você viu, algumas peças que compõem o kit cirúrgico são fundamentais, por isso, estão presentes em todos os sistemas. No entanto, há kits que oferecem itens extras, e acabam tendo um número maior de componentes.

Existem alguns que possuem 70 peças, o que mais complica do que ajuda o dentista em sua atuação. Afinal, muitas delas não são usadas, e outras o profissional desconhece a aplicação.

É importante ressaltar que o número de instrumentos não define a eficácia de um kit cirúrgico de implante, já que o profissional não precisa das peças extras — normalmente, elas só fazem volume e aumentam as chances de erros.

O implantodontista também pode ter um kit enxuto, mas compatível com apenas um tipo de implante. Existem diversos modelos, sendo os mais conhecidos:

  • Hexágono Interno;
  • Hexágono Externo;
  • Cone Morse;
  • Corpo Único.

Muitas empresas desenvolvem kits específicos para cada plataforma, então é preciso ter vários kits para usar todos os modelos. O interessante é ter apenas um kit, versátil e que atenda a todas as necessidades rotineiras do implantodontista, como acontece com o Novo Colosso.

Esse kit cirúrgico de implante da Emfils é compatível com todas as plataformas e traz 28 peças, suficientes para o profissional confeccionar o alvéolo, instalar o implante e até mesmo a instalação da prótese. É um material completo, compacto, prático e eficiente.

Qual é a importância do tamanho de um kit cirúrgico de implantes?

Se formos pensar nos kits que trazem uma grande quantidade de peças, vemos que esses itens sobressalentes não têm importância para o dia a dia. O tamanho do kit somente importa no fato de que, quanto menos peças ele tiver atendendo a mais aplicações, melhor será para manusear o material.

Ao escolher suas ferramentas, não se preocupe em ter mais itens, mas priorize a funcionalidade deles para que você tenha peças versáteis, que serão utilizadas em mais aplicações, evitando volume e bagunça.

Como escolher um bom kit?

Depois de tudo o que você leu até agora, talvez seja possível concluir por si só que, para escolher um bom kit cirúrgico de implante, você deve priorizar a funcionalidade e a qualidade do material. Sendo assim, opte por uma boa marca e que possibilite um equipamento versátil.

A rotina do consultório é dinâmica, por isso o seu kit deve atender às suas necessidades no dia a dia. Assim, considere o que você precisa e aquilo que seus pacientes necessitam.

Valorize a reputação da empresa fornecedora, a tecnologia aplicada nos itens e o suporte oferecido. Esses fatores são diferenciais para você ter a certeza de que, além de um bom produto, está adquirindo a assessoria de profissionais.

Por que é preferível ter um kit único que instala todos os modelos de implante?

Para responder a essa pergunta, considere a rotina do seu consultório e todos os procedimentos realizados para tratar um paciente.

Em um primeiro momento pode parecer interessante ter um kit específico para cada plataforma, mas, na prática, isso não é tão vantajoso. Afinal, é preciso estar atento para não trocar os kits ou as peças entre eles. Também é necessário treinar seu assistente para que ele saiba manusear cada item, pois todos precisam ser higienizados e receber manutenção, e isso gera mais tarefas.

Com um kit único você tem tudo o que precisa ali, resumindo-se a ele. Fica mais fácil para o assistente lhe assessorar, você não se confunde com as peças e pode focar nos resultados.

De que forma a versatilidade do kit influencia na atuação do profissional?

Considere que, ao adquirir um kit único e versátil, sua primeira vantagem é a economia de investimentos, afinal, você precisará ter apenas um kit para tudo. No entanto, sua atuação também é impactada de forma positiva pelos seguintes fatores:

Menos materiais para manusear

Um kit cirúrgico de implante com peças versáteis é mais enxuto, o que limita a quantidade de materiais a serem manuseados.

Menores chances de erros ou enganos

Tanto seu assistente quanto você terão menores chances de cometerem erros ou enganos, porque não há como confundir peças nem trocar os kits.

Mais agilidade nos procedimentos

Como as peças podem ser utilizadas para mais de uma aplicação, então também temos mais agilidade para realizar os procedimentos.

Mais eficiência para maximização de resultados

Sem interrupções, com menos chances de erros e mais agilidade, você se mostra mais eficiente para seus pacientes e maximiza seus resultados como profissional.

Menos ocupação do espaço físico

Tanto na sua mesa cirúrgica quanto para esterilizar e armazenar, você terá um volume menor de peças. Assim, também economiza espaço físico com um kit único.

O ideal é que você busque praticidade para sua atuação, sem perder em qualidade no atendimento e garantindo a segurança e a satisfação do paciente. Tudo isso pode ser alcançado otimizando seu consultório de forma inteligente, com equipamentos e materiais modernos.

Quais são os cuidados necessários para conservar o material?

Além de escolher com cuidado o seu kit cirúrgico de implante, também é fundamental realizar sua devida manutenção. Isso vai garantir a conservação do material, bem como que você, sua equipe e seus pacientes estejam seguros contra infecções e contaminações.

A Emfils recomenda algumas etapas básicas para manutenção e conservação do kit Novo Colosso, que são:

Limpeza prévia

O material é desmontado e lavado com água e detergente, em seguida enxaguado com água corrente.

Descontaminação

O equipamento é imerso em solução desinfetante ou em banho aquecido para eliminar resíduos e micro-organismos.

Lavagem

As peças devem ser devidamente escovadas com escova de cerdas macias, com atenção especial para articulações, serrilhas e outras partes que possam acumular resíduos.

Enxágue

Depois de lavados, os instrumentos são enxaguados em água corrente, preferencialmente morna.

Lubrificação

As peças desmontáveis, devidamente higienizadas, recebem lubrificante hidrossolúvel para aplicação médica, em especial nas articulações.

Secagem

É realizada com tecido absorvente macio, limitando-se a um instrumento por vez.

A limpeza pode ser feita de forma manual ou automática, com atenção às áreas de difícil acesso e à qualidade da água. Depois de cumprido o processo, as peças devem ser acondicionadas no seu estojo original.

O kit cirúrgico de implante é um material de extrema importância e aplicabilidade no seu dia a dia. Trata-se de um item básico para sua atuação, por isso, prefira aquele que lhe possibilite instalar todas as plataformas, sem volume extra de itens e com qualidade. Realize a devida limpeza para conservar o material e manter a segurança dos seus pacientes.

O kit cirúrgico que você utiliza possibilita instalar todos os modelos de implantes? Entre em contato com a Emfils para conhecer o Novo Colosso, um sistema que possui essa versatilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *