A sua rede social pode ser vilão ou herói, só depende de você!

A sua rede social pode ser vilão ou herói, só depende de você

Hoje em dia muito se tem falado do poder da rede social, mas quase sempre se fala no poder positivo, de alcance e como o marketing digital podem alavancar os negócios em geral e também na Odontologia. A princípio, tudo isso faz sentido, mas tenho visto que as redes sociais, também podem afundar um negócio, inclusive na odontologia e é por isto que resolvi escrever estas palavras para você colega dentista.

Antigamente, quando um paciente indicava um dentista para um amigo, o amigo praticamente nem pensava e se tivesse que ir ao dentista indicado, já pegava o telefone e agendava uma consulta.

O que mudou?

Tudo! Hoje quando alguém indica você para um amigo, sabe qual é a primeira coisa que a pessoa faz? Talvez seja até a segunda porque a pessoa pode salvar seu contato que o amigo enviou primeiramente. Mas antes de ligar para você ele vai te procurar nas redes sociais. Se você tem rede social, ligue o alerta.

Vou passar 3 pontos que se não tiverem presentes na sua rede social, você pode estar perdendo muitos pacientes sem saber. Em outras palavras, jogando possíveis vendas no lixo. Ah, e isso não é exagero não. Troque de lugar e se imagine recebendo a indicação de um médico. Você, ao avaliar a rede social dele iria agir da mesma forma.

  • Primeiro ponto e para mim um dos mais relevantes: É imprescindível que qualquer pessoa que fique 3 minutos na sua rede social perceba quem é você, o que você faz e qual é o seu posicionamento. Faça uma auto avaliação, e visite a sua página. Ao ver as suas postagens, você deixa claro tudo isso ou está confuso? Ao visitar sua página, se imagine uma pessoa que acabou de te conhecer, você ficaria com muita vontade de marcar uma consulta com você pelos conteúdos que estão lá?

Algo que quase nenhum dentista calcula é: Quanto custa uma venda? Sim, você paga para vender. A sua fachada, ações de marketing, cartão de visita, tudo isto faz parte das estratégias para você agendar uma consulta e vender. Acontece que antes de chegar neste ponto, tem a rede social, que pode ajudar ao paciente em potencial a decidir escolher por você ou simplesmente, buscar outro dentista onde ao ficar estes 3 minutos navegando na rede social, o paciente tenha clareza dos 3 pontos que mencionei aqui para você.

  • Outro ponto importante, ou melhor, importantíssimo, é a qualidade e frequência de conteúdos que você posta. Entenda que uma pequena parte daquilo que você posta chega para seus seguidores. Esta é a regra das redes sociais e nós temos que jogar com elas. Então, além de postar, tem que postar frequentemente e investir algum dinheiro, que seja 3 reais por postagem, para que ela tenha um alcance melhor. Quando você aprende a fazer isso, ganha visibilidade, o que seria ótimo se a sua rede social correspondesse às expectativas de quem te encontrar por lá.

Fazer um mix diário entre vídeos e imagens é uma estratégia poderosa. Uma boa imagem gera credibilidade e para quem vê e o vídeo, quando a pessoa se sente atraída e assiste, mostra que ela investiu o maior ativo dela que chamamos de TEMPO.

Busque um equilíbrio de 80% de postagens de conteúdos que fortalecem seu posicionamento como cirurgião dentista, preferencialmente, que seja referência em uma determinada área. E os outros 20%, busque postagens pessoais e inspiracionais. Os pacientes também querem saber mais de você e isso vai contribuir para construir sua autoridade.

  • Dê uma atenção especial para as primeiras informações que o seu paciente em potencial vai ver assim que entrar no seu perfil. Tenho visto muitos dentistas colocarem seus serviços em tópicos, usando palavras que o paciente não tem a mínima ideia do que significam e, portanto, não se interessam. Uma dica valiosa é: como o paciente procuraria no google a solução ou alguém que solucione o problema dele? É algo bem parecido com isto que sugiro ter na sua rede social. Como exemplo, eu não acho que um paciente com dor dente digitaria “endodontia rotatória”. Pegue este exemplo como referência e edite suas palavras. Como sugestão, busque uma frase que se conecte com seu paciente. Isto faz muita diferença.

E para encerrar minhas palavras, deixo algumas dicas de conteúdos para serem postados FREQUENTEMENTE nas sua redes sociais.

  • Ccases positivos dos seus pacientes (você pode contá-los, sem mencionar nomes, contando histórias).
  • Cases negativos dos seus pacientes (mostre o impacto que trouxe na vida de algumas pessoas o fato de procrastinar a ida ao consultório. Construa estas postagens com analogias para que o paciente em potencial perceba a importância de ir ao consultório.
  • Nas postagens odontológicas, poste 80% direcionada à área que você quer evidenciar a percepção do seu paciente. É assim que se constrói autoridade e posicionamento.

As redes sociais podem ser uma alavanca de vendas no seu consultório, mas se você não seguir as exigências que o mundo atual exige, ela também pode roubar muitas vendas de você.

Escolha a primeira opção, arregace as mangas e um sorriso, tire uma selfie agora, poste lá e mãos à obra.

Andrey Ferraz

Andrey é um estrategista de vendas para consultórios odontológicos. Dentista, coach e especialista em vendas e negociação, já ajudou centenas de dentistas a alcançarem estabilidade financeira e prosperarem através do método Podium 360. Por conhecer exatamente os problemas e desafios do dia a dia de uma rotina odontológica, Andrey desenvolveu um protocolo único para criar um fluxo crescente e sustentável de pacientes nos consultórios, valorizar a hora clínica dos dentistas , é claro, não perder nenhum orçamento!

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