Como atrair pacientes para o consultório? Confira 6 dicas

Como atrair pacientes para o consultório? Confira 6 dicas

O dentista que deseja se destacar no mercado precisa fazer um planejamento para atrair pacientes para o consultório. Afinal, a concorrência é acirrada e saem na frente os profissionais que conseguirem se valer das melhores estratégias.

É importante pensar em formas de divulgação para se aproximar do seu público-alvo, estar a par das tendências de seu segmento e oferecer diferenciais em seu atendimento.

Quer conhecer seis dicas para atrair mais pacientes para o consultório e ficar com a agenda cheia? Acompanhe nosso post!

1. Cuide do seu espaço

O dentista precisa se preocupar com a ambientação da clínica (externa e interna). O ditado “a primeira impressão é a que fica” tem bastante valor quando se trata de um atendimento da área da saúde.

Cuidar da limpeza e da manutenção e oferecer um espaço que transmita tranquilidade é importante para você atrair pacientes para o consultório. Você pode pensar em outras comodidades, como oferecer na recepção:

  • ar-condicionado;
  • rede wi-fi;
  • música ambiente;
  • revistas;
  • água, café ou chá;
  • espaço kids.

Além disso, se a sua clínica estiver localizada em um bairro com muito movimento, faça parcerias com estacionamentos para que os pacientes não gastem muito tempo procurando uma vaga.

2. Invista em um site para a clínica

O mundo é digital, portanto você precisa marcar presença na web para atrair pacientes para o consultório. O site é o seu cartão de visitas, por isso crie uma página que contenha:

  • todas as informações da clínica, como localização (com mapa e linhas de ônibus que atendam a região), telefone, e-mail, links de redes sociais;
  • tratamentos oferecidos e a infraestrutura de atendimento;
  • qualificação dos dentistas.

Como as pessoas pesquisam por atendimento odontológico no Google, é fundamental manter um blog atualizado com informações de saúde bucal relativas aos serviços da sua clínica.

É uma forma de você ganhar autoridade no seu segmento e conseguir ficar nas primeiras posições em sites de busca. Por isso, tenha uma equipe própria para a produção de conteúdo voltado para o marketing digital ou contrate agências especializadas.

Além disso, é importante que o site seja de fácil navegação, responsivo (adequado para diferentes dispositivos, como notebook, tablet e smartphone) e tenha um design agradável.

3. Fidelize os atuais pacientes

Você sabia que para atrair pacientes para o consultório é fundamental fidelizar seu público atual? Uma forma de propaganda que ainda tem muito valor para os dentistas é o chamado boca a boca. Assim, quem fica satisfeito com os seus serviços pode fazer uma divulgação espontânea da clínica.

Veja algumas formas de fidelizar seus pacientes:

  • atendimento humanizado: ofereça acolhimento aos seus pacientes, atendendo de modo cordial. Não tenha pressa nas consultas, seja empático, detalhe o plano de tratamento e tire todas as dúvidas;
  • treinamento da equipe: padronize seu atendimento e proporcione treinamento para toda a equipe, orientando sobre as melhores práticas para que seus pacientes se sintam valorizados;
  • uso de materiais de qualidade: invista em materiais de primeira linha para garantir sucesso nos tratamentos.

4. Utilize as redes sociais

As pessoas passam muito tempo conectadas, principalmente nas redes sociais — como o Facebook. Dessa maneira, o dentista deve criar uma fanpage na plataforma, que seja diferente da sua conta pessoal.

A ideia é disponibilizar todas as informações da clínica (localização, telefone, site, e-mail e tratamentos oferecidos) e fazer um planejamento de postagens que seja direcionado para o seu público-alvo.

Para que você alcance mais seguidores, é importante investir em conteúdos. Priorize textos sobre novidades e tendências de seu segmento, com a preocupação de fazer uma atualização constante. Além de textos, você pode utilizar também imagens e vídeos, que têm boa aceitação entre os internautas.

Para impulsionar suas publicações e conseguir conquistar mais seguidores, você pode investir ainda nos anúncios pagos, com o Facebook Ads.

Mas é importante que você mantenha uma fanpage dinâmica e interaja com as pessoas — respondendo dúvidas, elogios e até críticas, sempre de modo personalizado e respeitoso.

A única recomendação ao utilizar as redes sociais é respeitar as normas relativas à publicidade estabelecidas no Código de Ética Odontológica, do Conselho Federal de Odontologia (CFO). O dentista não pode:

  • utilizar fotos de antes e depois dos procedimentos realizados;
  • publicar depoimentos de pacientes;
  • fazer postagens com preços e promoções.

5. Esteja atualizado

O profissional que pretende se destacar da concorrência não pode parar no tempo. Uma prática recomendada é nunca parar de estudar, com a realização de cursos de aprimoramento, participação em eventos voltados para seu segmento e com o acompanhamento de publicações referentes à sua área de atuação.

É importante se atualizar para oferecer tratamentos que o público procura. A odontologia estética, por exemplo, é uma das áreas que são tendência. E, para saber o que seu público procura, nada melhor do que realizar pesquisas de opinião, que você pode fazer no próprio consultório.

6. Aposte nas ferramentas digitais

Por fim, você deve apostar também em ferramentas digitais — que facilitam a vida do paciente. Utilizar tecnologias no atendimento pode atrair pessoas para sua clínica, além de fidelizar pacientes.

Uma opção é oferecer, por exemplo, o agendamento online diretamente de seu site. A pessoa pode escolher o dia e hora mais conveniente sem precisar aguardar ao telefone ou se lembrar de fazer isso no horário comercial. Tudo é realizado online e disponível 24h por dia.

Você pode inclusive adotar o WhatsApp como meio para confirmar as consultas, trazendo comodidade aos pacientes, além de reduzir faltas e atrasos.

O dentista tem ainda a possibilidade de usar o e-mail marketing para o envio de newsletter ou para uma interação mais personalizada com os pacientes. O canal pode ser utilizado para avisar sobre consultas, relembrar que é preciso fazer o check-up ou até mesmo enviar felicitações em datas especiais.

A concorrência é grande no mercado odontológico, mas é possível atrair pacientes para o consultório. É só adotar algumas estratégias certeiras para chegar mais perto do seu público-alvo e apresentar seus diferenciais.

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