Como melhorar a percepção do paciente com relação ao seu consultório através de problemas que você ainda não identificou?

3) Como melhorar a percepção do paciente com relação ao seu consultório através de problemas que você ainda não identificou

Hoje em dia, é muito importante ter clareza sobre o grande objetivo da nossa rotina odontológica. Sabe qual é este objetivo? RESOLVER PROBLEMAS.

Eu sei que temos como missão construir transformações na vida das pessoas, melhorar auto estima, promover saúde e outras coisas, mas pode acreditar, tudo que fazemos na nossa rotina, está baseado numa premissa básica: nossa capacidade de resolver problemas.

Um dos erros que os cirurgiões-dentistas mais cometem é apenas se tornarem experts em resolver problemas bucais. É claro que estar preparado para estas situações tem extrema relevância na nossa rotina, mas de alguma forma, esta é nossa obrigação enquanto profissional de odontologia. O paciente já espera isso da gente, na verdade, isso é o mínimo que ele espera de nós.

E como melhorar a percepção do paciente em relação ao seu consultório através de um problema que você ainda não identificou?

O que quero dizer não está relacionado a fazer uma tomografia ou um exame clínico com uma câmera intra oral que aumente a superfície da região examinada em dezenas de vezes. Quero dizer que além de problemas odontológicos, precisamos estar atentos à problemas de rotina e se não temos uma estratégia de pesquisar estes problemas para solucionarmos, nós jogamos muito dinheiro fora.

E ainda que o dinheiro possa ser recuperado, com esse dinheiro, vai o prestígio do nosso paciente, a percepção que ele tem da nossa estrutura, do nosso trabalho e da nossa equipe. E convenhamos, não é isso que queremos.

Uma das maneiras mais simples e eficiente de melhorar nossos resultados é melhorar nossa capacidade de identificar e resolver problemas. Mas o desafio está primeiro em aceitar que nós, dentistas, não somos as pessoas mais indicadas e preparadas para isso porque estamos, na maioria, das vezes, preocupados com os problemas bucais. Acredite: esta mudança de foco é necessária e eu diria que até urgente.

 

E quem devemos contratar para fazer isso na rotina odontológica?

 

Primeira pessoa a ser contratada é um líder comprometido. E ainda que eu possa falar das características ideais dessa pessoa, você pode me ajudar a descrevê-las. Como assim? Simples, fazendo com que a pessoa que está lendo este texto agora olhe no espelho. Isso mesmo! O líder a ser “contratado” é você. Sua nova versão vai ser um dentista que também será gestor, empresário e que vai trabalhar equilibradamente “o” negócio e não apenas “no” negócio. Assim, vai conduzir com sua equipe o que quero lhe propor hoje.

No início, será um pouco estranho, mas acredito que vai gostar por dois motivos: 1) Resultados rápidos; 2) Vai perceber a satisfação dos seus pacientes com a nova conduta da equipe.

Para quem gosta de números, sugiro que inicie dedicando tempo e energia para o negócio, em 20% do tempo diário destinado à sua odontologia. Sei que isso pode te assustar, mas prefiro que experimente e se assuste com os resultados que você vai gerar em muito pouco tempo.

 

Vamos para a parte prática:

 

Reúna sua equipe (todos os envolvidos na sua rotina odontológica). Isso pode ser dezenas de pessoas, 2 pessoas ou apenas você. Cada um na sua realidade. Faça o que vou te orientar. Para se animar, lembre-se dessa frase: Uma empresa grande foi uma empresa pequena que fez a coisa certa. E, independente do tamanho da sua empresa, você provavelmente quer melhorar os resultados dela.

Seja intenso na sua aplicação do que vou te orientar aqui. O seu sucesso tem pressa!

Chame sua equipe e proponha a cada um deles, conversar, individualmente, de forma reservada com o máximo de pacientes possível dentro de 7 dias. Se organizem para evitar com que duas pessoas conversem com o mesmo paciente, mas se isso acontecer, não tem problema, antes 2 pessoas conversarem com o mesmo paciente do que 2 pacientes não serem abordados por ninguém.

A conversa será bem simples e você pode ajustar o contexto do script que vou te passar aqui agora:

Olá (nome do paciente), como vai? Nós sempre buscamos fazer com que nossos pacientes vivam a melhor experiência conosco, não só dentro do consultório como em todo o ambiente da clínica. Para que seu resultado seja o melhor possível, sempre buscamos os melhores parceiros, como protéticos de referência, técnicos que garantem segurança na nossa rotina e materiais de extrema qualidade. Mas queremos mais do que isso e é por este motivo que estou aqui falando com você. Como nosso paciente, sabemos que também espera o melhor de nós e neste sentido, queremos ouvir você através de 3 perguntas simples:

  • Com o olhar de paciente, mas se você se tornasse dono da empresa, qual a primeira coisa que mudaria para que a experiência do paciente seja a melhor possível?

Para te ajudar a construir sua resposta, lembre de um momento que não foi tão agradável aqui com a gente.

 

  • Também se tornando dono desta clínica, qual é uma coisa que você manteria “a qualquer custo”? Em outras palavras, o que, enquanto paciente, faz você se sentir valorizado e acharia muito importante que todos os pacientes vivessem esta experiência?

Para te ajudar, você pode lembrar de uma experiência isolada ou algo que sempre fazemos aqui mas que você percebe que é muito interessante.

 

  • A última é uma pergunta 2 em 1. Simples e direta, que só vai fazer quem realmente está disposto a identificar os problemas que os pacientes estão vivendo e querem resolver de verdade. Fale assim para o paciente:

 

  1. Qual o motivo mais forte que levaria você a nos indicar para um grande amigo seu?
  2. Qual o motivo mais forte que levaria você a não nos indicar para um grande amigo seu?

Pronto, você tem agora um tesouro em mãos, cabe a você explorá-lo e construir excelentes resultados. Sucesso de verdade não é para quem quer, ou quem decide ter. É para quem AGE DE VERDADE.

Espero que você use estas estratégias e em muito pouco tempo faça todos os ajustes necessários e melhore, consideravelmente, a experiência de cada paciente na sua empresa.

Andrey Ferraz

Andrey é um estrategista de vendas para consultórios odontológicos. Dentista, coach e especialista em vendas e negociação, já ajudou centenas de dentistas a alcançarem estabilidade financeira e prosperarem através do método Podium 360. Por conhecer exatamente os problemas e desafios do dia a dia de uma rotina odontológica, Andrey desenvolveu um protocolo único para criar um fluxo crescente e sustentável de pacientes nos consultórios, valorizar a hora clínica dos dentistas , é claro, não perder nenhum orçamento!

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