Assista nesse vídeo o processo de limpeza do torquímetro EMFILS.

Instruções de Limpeza do Torquímetro Emfils

O processo de limpeza do torquímetro envolve, no mínimo, seis etapas básicas: limpeza prévia, descontaminação, lavagem, enxágue, lubrificação e secagem.

1.ª ETAPA: LIMPEZA PRÉVIA

Para limpeza de forma manual, o instrumental deve ser aberto, desmontado e mergulhado, quando pertinente, em um recipiente apropriado contendo água e detergente, preferencialmente enzimático, à temperatura ambiente. A seguir, deve ser rigorosamente lavado em água corrente, preferencialmente morna.

3.ª ETAPA: LAVAGEM

As peças devem ser escovadas, com escova de cerdas macias, dando-se especial atenção às articulações, serrilhas e cremalheiras. As articulações devem permanecer abertas, sendo escovadas em ambos os lados, as serrilhas escovadas em ambos os sentidos na direção da própria serrilha e as cremalheiras escovadas em ambos os sentidos na direção dos dentes.

5.ª ETAPA: LUBRIFICAÇÃO (para peças desmontáveis).

Após enxágue, deve-se assegurar que o instrumental esteja livre de quaisquer sujidades ou outros resíduos. Todo instrumental deve ser lubrificado, empregando-se lubrificante hidrossolúvel e não corrosivo, adequado à aplicação médica, devendo-se dar especial atenção às juntas do instrumental articulado.

2.ª ETAPA: DESCONTAMINAÇÃO

Imergir o instrumental, aberto ou desmontado, quando pertinente, em um recipiente apropriado contendo uma solução de desinfetante em água, à temperatura ambiente (desinfecção química), ou em banho aquecido (desinfecção termo-químico). O tempo de imersão do instrumental depende tanto da temperatura de operação, como da diluição e do Tipo de desinfetante empregado.

4.ª ETAPA: ENXÁGUE

Após lavagem, o instrumental deve ser enxaguado, abundantemente, em água corrente, sendo que os instrumentos articulados devem ser abertos e fechados algumas vezes durante o enxágue. Recomenda-se a utilização de água aquecida para o enxágue do instrumental.

6.ª ETAPA: SECAGEM Recomenda-se:

  • Quando empregado tecido, que seja absorvente e macio;
  • Cada componente de um instrumental desmontável seja seco isoladamente
  • O instrumental que possua lúmen tenha seu interior completamente seco.

Nota: Especial atenção deve ser dada às áreas de difícil acesso, onde pode ocorrer a retenção de tecidos orgânicos e a deposição de secreções ou soluções desinfetantes.

IMPORTANTE

A qualidade da água é fator fundamental tanto para o processo de limpeza, quanto para a conservação do instrumental. Como por exemplo: Se na água conter a presença excessiva de cloretos, isso servirá para a indução do processo de corrosão do aço inoxidável.

 

RECOMENDAÇÕES

Recomenda-se que todo instrumental seja limpo imediatamente após o procedimento cirúrgico em que for empregado. Em caso de processos automáticos deve-se utilizar as instruções do fabricante seguindo-as rigorosamente.

Esterilização: é o procedimento que visa à eliminação total dos microrganismos (vírus, bactérias, micróbios e fungos), seja na forma vegetativa ou esporulada. Esterilização Pelo Vapor Saturado – Autoclaves

  • Em uma autoclave convencional, o instrumental deverá ficar durante 30 minutos a uma temperatura de 121°C, quando esta temperatura for atingida.
  • Em hipótese alguma, deve-se empregar palhas de aço ou outros produtos abrasivos.
  • Todo instrumental cirúrgico e os componentes protéticos devem ser submetidos à esterilização, antes de serem utilizados.
  • A esterilização do instrumental cirúrgico, não é substituída pela limpeza. Uma vez esterilizados, os instrumentos cirúrgicos devem ser abertos somente nos Centros Cirúrgicos, sob condições assépticas.
  • Peças que possuem borrachas, para conexão com outra peça, não devem ser autoclavadas ou esterilizadas estando conectadas umas às outras. Exemplo: Broca conectada ao Prolongador.

 

CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE
Recomenda-se conservar o instrumental cirúrgico ao abrigo da luz, calor e umidade. REF.: Norma Técnica NBR 14332

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *