Instrumental cirúrgico para implantodontia: saiba como escolher!

Instrumental cirúrgico para implantodontia: saiba como escolher!

A cirurgia para colocação de implantes é um procedimento odontológico que se populariza cada dia mais. Com isso, os especialistas se deparam com casos diferentes, que exigem não somente a sua habilidade e conhecimento, mas também um bom instrumental cirúrgico para implantodontia.

Afinal, é preciso trabalhar com materiais de qualidade que facilitem a aplicação de técnicas, melhorando os resultados alcançados e possibilitando oferecer um atendimento mais eficaz e com maiores chances de sucesso. Mas com tantas opções no mercado, como escolher o melhor fornecedor de equipamentos para implantodontia?

Para responder a essa pergunta conversamos com o dr. Fábio Colhado Embacher, diretor da Emfils. Ele nos explicou quais são os fatores que devem ser considerados para fazer essa escolha. Continue lendo o artigo e confira a recomendação de um especialista no assunto!

Quais são os instrumentais utilizados para implantodontia?

No dia a dia do consultório, o implantodontista se depara com perfis diferentes de pacientes. Cada caso tem as suas singularidades e apresenta um grau de dificuldade, que exige a adequação da técnica às necessidades de cada pessoa.

Por essa razão, além de conhecimento e experiência, o implantodontista precisa ter à sua disposição um bom instrumental cirúrgico para implantodontia, que permita fazer o tratamento com sucesso, independentemente do seu grau de complexidade.

Para alcançar bons resultados, o especialista dispõe de diferentes materiais. Veja, a seguir, o que é utilizado na implantodontia!

Kit cirúrgico de implante

É composto pelos materiais essenciais que o implantodontista sempre utilizará. Podemos dizer que são a base para o seu trabalho, porque sem eles não é possível realizar os procedimentos. Esse kit é composto por:

  • brocas cirúrgicas;
  • prolongador de broca;
  • chaves de instalação;
  • chave de catraca;
  • intermediários de instalação;
  • paralelômetro.

Kit protético

Trata-se de um conjunto de chaves utilizado para confeccionar as próteses. Para tornar o trabalho do especialista mais simplificado, a Emfils disponibiliza uma única chave em formato hexagonal, com 1.2 mm em seu kit protético, sendo esse um diferencial da marca.

Entretanto, há também um kit com 14 chaves para profissionais que preferem trabalhar com multimarcas.

Kit de compactação óssea

Esse conjunto instrumental é utilizado nos casos em que o paciente apresenta pouca disponibilidade óssea na arcada superior posterior. A função do material é compactar o osso para cima, aumentando a sua altura, para que seja possível instalar implantes de maior comprimento.

Kit de expansão óssea

Esse kit é utilizado em cirurgias mais avançadas e, geralmente, adotado por cirurgiões experientes. Sua indicação é para os casos em que há pouca espessura óssea, então, em vez de fazer a retirada de osso com a broca, utilizamos o expansor para compactar o osso lateralmente. Assim, haverá maior espessura para fazer a instalação do implante.

Como escolher um fornecedor de materiais para implante?

Como você viu, para cada caso existe um instrumental cirúrgico para implantodontia mais adequado. Mas, independentemente da técnica que será adotada, é fundamental que os materiais sejam escolhidos com cautela.

Por isso, listamos a seguir alguns fatores que devem ser considerados na hora de escolher o seu fornecedor.

Registro na Anvisa

Não são apenas os implantes que precisam do certificado da Anvisa. Todo o instrumental envolvido nos processos deve estar devidamente registrado, também. É dessa forma que você terá certeza da legalidade do instrumental e de que ele atende a todos os requisitos para que os processos sejam cumpridos de acordo com os aspectos regulatórios na área de saúde.

Mas fique atento, porque a Anvisa não garante a qualidade dos materiais, já que não é sua responsabilidade fiscalizar o produto. E não se esqueça de que materiais de empresas diferentes, embora ambos certificados, não oferecem um bom resultado quando misturados. Isso porque é necessário que se complementem para alcançar uma melhor previsibilidade.

Credibilidade

Note que, aqui, não se trata de optar pela empresa de instrumental cirúrgico para implantodontia que apresente maior destaque. O ideal é que você prefira aquela que tenha mais credibilidade no mercado.

Então, não se preocupe com a visibilidade de uma marca, mas observe a opinião de especialistas, o feedback de profissionais que já utilizaram produto e premiações que possam assegurar o reconhecimento do trabalho da empresa.

Custo-benefício

Fazendo uma pesquisa de mercado, você perceberá que há diversas opções de instrumental cirúrgico para implantodontia. Inclusive, existem marcas que oferecem kits com inúmeras peças, mas isso não significa que você terá mais praticidade com seu trabalho.

A quantidade nem sempre é um ponto positivo porque nem tudo é utilizado e, quanto mais itens para manusear, maiores as chances de erros. Então, para que seu trabalho seja menos dispendioso, procure um fornecedor que ofereça um instrumental que atenda à maior quantidade de casos com menos itens e garanta a qualidade do material.

Recomendações

A recomendação de outros especialistas também faz toda a diferença na hora de escolher o instrumental cirúrgico para implantodontia. Afinal, esses profissionais já estão utilizando os kits no dia a dia, portanto, podem apontar suas vantagens e desvantagens.

Procure o feedback de grandes nomes da odontologia, pois assim você terá a opinião de experts no assunto. Considere que as recomendações são um caminho mais fácil para saber a eficácia do instrumental sem testá-lo. Dessa forma, você coletará informações e saberá se uma determinada marca realmente atende às suas necessidades.

Por que trabalhar com equipamentos de qualidade?

Uma das primeiras razões pelas quais você deve optar por um instrumental cirúrgico para implantodontia que tenha boa qualidade é o investimento feito. Escolhendo uma boa marca, os materiais terão maior durabilidade, oferecendo um bom custo-benefício para que você não precise fazer novas aquisições constantemente.

Mas não se trata apenas da questão financeira, porque a qualidade dos instrumentos também implica na previsibilidade dos resultados que serão alcançados. Não se esqueça de que o sucesso do implante depende muito do planejamento do tratamento e da sua boa execução.

O instrumental precisa permitir que o implantodontista aplique a melhor técnica em cada caso, para garantir uma boa estabilidade primária e favorecer a osseointegração. Esses dois fatores são fundamentais para a fixação do implante e a longevidade do tratamento.

Uma das formas de ter certeza dessa qualidade é embasamento científico para o desenvolvimento e confecção do instrumental. Isso porque é ele que permite antever os resultados, fazer análises prévias e alterações, quando necessário, com o intuito de alcançar resultados primários cada vez melhores.

A qualidade dos equipamentos garante:

  • mais facilidade para aplicação da técnica;
  • praticidade no manuseio;
  • maior durabilidade do equipamento;
  • menores chances de erros;
  • mais conforto para o paciente;
  • mais segurança no consultório;
  • melhor estabilidade primária;
  • menos riscos de complicações;
  • melhores resultados;
  • mais satisfação do paciente.

Uma boa escolha do instrumental cirúrgico para implantodontia permite ao especialista oferecer um atendimento com mais qualidade. Isso garante que as expectativas do paciente serão alcançadas, o que traz mais credibilidade para o profissional e favorece as rotinas em seu consultório.

Deseja mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o instrumental para implantodontia? Então, entre em contato conosco e converse com nossos especialistas para escolher o material ideal para o seu consultório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *